quarta-feira, 2 de julho de 2008

Bipolaridade

Descrição da doença:

Como categorizado pelo DSM-IV e o pelo CID-10, o distúrbio bipolar é uma forma de distúrbio de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase de maníaca ou hipomania, hiperatividade e grande imaginação, e uma fase de depressão de inibição, lentidão para conceber idéias e realizar, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca.
Meu comentário:
Um belo dia você acorda, abre a janela e diz: Bom dia, sol, flores, gatinhos, pessoas!
Toma um café-da-manhã maravilhoso, toma um banho e até o meio-dia as coisas estão
PER-FEI-TAS. De repente, não mais que DE REPENTE... Você sente uma tristeza, às vezes raiva, angústia, sem saber o motivo. Se alguém disser "Nossa, Lila, você está bonita hoje!" Minhas respostas mais agradáveis seriam: -Que bom que alguém acha.; -Hm, sei.[Nesse caso o que vem é a tristeza, o desânimo]
Agora se alguém disser "Nossa, você tá estranha hoje." Não haveriam respostas agradáveis: -Te perguntei?!; -O que te importa?!; - Ah! Porrr... Não torra! Daí pra pior.[Nesse caso vem a irritabilidade]
O ruim que sozinha não sei controlar. Não consigo.Preciso sim de remédios.
Raramente encontro alguém que me compreenda, que saiba a hora que estou mal, bem, enfim, onde estou no auge da irritabilidade ou da amabilidade.
Geralmente essas pessoas que me entendem... São iguais à mim. Precisam de um tempo para se estabilizar, precisa de alguém que respeite quando dizemos "Não me incomode."
Sem perguntar "Por que?!"; "O que houve?"...As pessoas insistem em querer ajudar, acabam atrapalhando, mas, o pior é quando simplesmente jogam na cara: ", eu aqui tentando te ajudar e você não fala direito comigo, aff!".
Isso é muito FODA [no sentido ruim da coisa]... Você lá, mal pra caramba, alguém te atormenta, você pedindo pra ficar só, pra se esclarecer, porque se conhece, sabe que vai
acabar magoando alguém e até a si, no fim com essa "ajuda" você sai ainda mais chateado.
E no final fica 2x0 para a tristeza...
Sei que é difícil, que ninguém é obrigado a saber quando você está de bom-humor ou não.
Sei que é ruim ver algum amigo mal, perguntar o que foi, ele não responder.
Mas, muito pior é você sentir-se mal, ver ser amigo tentando ajudar e no final das contas faz tudo piorar...
Deveria ter uma coisa que anunciasse quando você está bem ou mal... Tipo plaquinhas
de "Open, Closed", ou aquelas de churrascaria, que você roda... No verde "Sim, obrigado"
No vermelho "Não, obrigado". [Se bem que os garçons não respeitam muito isso, e talvez nem as pessoas respeitassem]. Mas a vida é assim, respeito é muito importante...
As várias formas dele. Como diz o ditado cabível neste caso: "Respeito é bom e conserva os dentes!" :)
Enfim, esse post nada vai mudar, mas, já que é meu, me expresso da maneira que eu quiser.
[Irritabilidade , mode ON] Mas, as coisas melhorarão, espero...

4 comentários:

O Lobo disse...

Olá Lilla. gostei de ver, voce fez um blog, eu costumo usar o meu como um local para expressar minhas idéias, descarregar sentimentos e as vezes passar o tempo relembrando, espero que voce produza muito aqui :D

Bjos Lilla, amo voce

José Roberto disse...

Isso eh falta do q fazer isso sim. Eh so tomar uma pinga q miora na hr. haihaihaa

Anônimo disse...

sei como é ! =*

Unknown disse...

Oi flor :)
também sou assim, uma hora estou de bem, rindo de tudo, conversando com todo mundo, de repente, cai tudo, eu fico triste, ninguém mais chega perto de mim, fico com raiva de alguma coisa que não imagino o que pode ser.
Acredito que isso é falta de alguma coisa dentro de quem possui esse sentimento, entende...
Um amor, uma distração, uma coisa que a faça sentir melhor perto de outra pessoa que vc gosta muito.
Encontre uma ocupação, algo que te faça mais feliz, eu achei uma coisa que me deixa mais perto de quem eu amo, não irei mensionar aqui, pois isso aqui é público, mas tente achar vc também, funciona! Grato, ok :*